ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
O tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares – OFM, é realizado através de aparelhos móveis, que podem ser utilizados à partir dos 04 anos de idade, fase que antecede as trocas dentárias, e em alguns casos, um pouco mais cedo.

A OFM previne e trata as mal oclusões (mal posicionamento dos dentes e dos maxilares), tais como: falta de espaço para os dentes permanentes nascerem, mordidas cruzadas, mordidas abertas, CL II (mandíbula retruída em relação à maxila), CLIII (mandíbula protruída em relação à maxila).

O aparelho atua sem provocar dor, através da estimulação neural das estruturas bucais (dentes, músculos, língua, periodonto), agindo por presença, isto é, quanto mais tempo o paciente usar o aparelho, melhor estimulará estas estruturas, mais rápida será a resposta ao tratamento. Terá como resultado a remodelagem óssea, com arcadas dentárias proporcionais e alinhadas, favorecendo a mastigação bilateral alternada, boa estética, melhora da tonicidade muscular e da posição da língua.

É importante ressaltar que a mastigação de alimentos consistentes, tais como maçã, cenoura crua, nozes, castanhas, coco, etc, favorece o desenvolvimento dos maxilares e potencializa a ação do aparelho.

A mastigação é a ginástica da boca!