Método Rolf de integração estrutural

por Aparecida Carvalho Clinic

jul 9, 2017

Dentista

Transforme seu corpo. Mude sua vida.

ORIGEM

O processo de Integração Estrutural foi desenvolvido pela Dra.Ida Rolf, PhD em Bioquímica e especializada no estudo do colágeno, um dos componentes do tecido conjuntivo denominado fáscia, o qual constitui uma rede que sustenta músculos e os e ossos dando-lhes forma. Para o desenvolvimento do método, além da bioquímica, a Drª. Ida, teve influências da homeopatia, osteopatia, yoga, metafísica e filosofia.

O MÉTODO

O Método Rolf de Integração Estrutural é um sistema que busca a integração das diversas estruturas do corpo, buscando uma harmonização funcional na relação com o campo da gravidade. Esta harmonização proporciona um alinhamento vertical em torno de um eixo central e permite que os movimentos aconteçam como uma extensão no espaço, usando a gravidade como aliada. Ao contrário, quando se luta contra a gravidade o movimento se expressa como contração e a falta de linha como desequilíbrio ou desorganização. É um processo de mudança gradual, onde se aprende a ouvir as mensagens que o corpo emite, facilitando assim o desaparecimento de padrões antigos e desconfortos físicos crônicos, o que proporciona um bem estar geral em todas as áreas da nossa vida (física, mental, energética e emocional).

OBJETIVO

A atuação da Integração Estrutural é sobre a estrutura mio-fascial. A fáscia, que é o órgão da forma, quando submetida a um esforço contínuo e excessivo, se adensa, engrossa e perde a sua plasticidade. O processo de Integração Estrutural, através de manipulações especificas, atua sobre a fáscia na intenção de dar-lhe uma plasticidade maior e desatar as amarras que desarmonizam nossa relação com a gravidade. Busca também, harmonizar as partes que anatomicamente estão fora de seu local original, estabelecer um tônus uniforme entre as diversas partes do corpo (frente-costa, direito-esquerda e superior-inferior) e relacionar as camadas mais profundas com as superficiais (dentro-fora, intrínsico-extrísico).

ALTERAÇÕES DA FORMA

A forma pode ser modificada através de acidentes físicos que causem dor ou por situação emocionais difíceis, em ambos os casos acontece uma alteração da postura criando um padrão específico de defesa e uma série de compensações físicas. O tecido conjuntivo acompanha as modificações posturais momentâneas. Embora a situação passe a fáscia pode se manter na mesma condição após o ocorrido diminuindo a capacidade vital e mantendo a pessoa ancorada no passado.

TORNA-SE PRESENTE

Cria a possibilidade de liberação de padrões antigos ou alterações da forma que mantenham o passado vivo é uma das funções da Integração Estrutural, o que possibilita um contato direto e mais intenso com o presente.

APLICAÇÃO DO MÉTODO

O método é aplicado inicialmente por um conjunto de 10 sessões estruturadas de forma a trabalhar o corpo: primeiro superficial, depois profunda e integradamente, mas sempre com uma visão e intenção holística.

“O Homen não tem um corpo distinto da sua alma” – W.Blake

DEZ SESSÕES PODEM TRANSFORMAR SEU CORPO

Elaboradas em uma sequência lógica e encadeada, tem os seguintes objetivos gerais:

1. Alongar a fáscia superficial e ampliar a capacidade vital.
2. Criar pés flexíveis e estabelecer aterramento (grouding).
3. Ativar sustentação através de linhas laterais e separar frente e costas.
4. Criar contato com o eixo central e facilitar a soltura do assoalho pélvico.
5. Estabelecer a linha central na parte superior do corpo e integrar a musculatura superficial com a profunda.
6. Despertar o sacro e ativar o gânglio ímpar.
7. Conduzir a cabeça para cima do tronco e equilibrá-la no topo do corpo com liberdade de movimentos.
8. Conectar a cintura pélvica à escapular e permitir que os movimentos partam do centro.
9. Refinar a integração das cinturas pélvicas e escapular, e também do centro com a periferia.
10. Aprimorar todos os relacionamentos entre as linhas horizontais e verticais criando uma totalidade.

PÓS-TEN

Ao final das dez sessões experimenta-se uma nova postura maior espaço interno, liberdade de movimentos, contato com o centro interior e com o alinhamento vertical, distanciando-se dos antigos padrões incômodos. Os efeitos deste novo relacionamento com a gravidade continuam atuando por mais ou menos um ano, melhorando a qualidade de vida. Aconselha-se anualmente, sessões de manutenção para ampliar cada vez mais o auto-desenvolvimento e auto-integração.

“Quando a gravidade não está derrubando os corpos, está atuando na manutenção dos mesmos.” – Ida P. Rolf, Ph. D.

Sobre o autor
Dentista

Aparecida Carvalho Clinic

Nossa proposta é oferecer a alta qualidade nos nossos tratamentos com as mais modernas técnicas, cuidando do ambiente, do diálogo e do respeito, com franqueza e honestidade.
Siga-nos
Postagens relacionadas